Veja o que fazer para ser um excelente gestor de restaurante

O dinamismo de um restaurante exige que toda a equipe trabalhe com agilidade e precisão, já que o serviço deve ser rápido e os pratos precisam ser saborosos para conquistar os clientes. Essas habilidades também são exigidas do gestor de restaurante, que acaba se desdobrando em inúmeras atividades durante o dia de trabalho.

No entanto, por mais que o gestor precise se colocar na linha de frente em alguns momentos, suas atribuições precisam ser bem-definidas e, seu papel, cumprido com perfeição a fim de garantir o bom funcionamento da casa.

Neste post, vamos mostrar o que é preciso para que a atuação desse profissional atinja o nível de excelência. Boa leitura!

Demonstre liderança e boa postura

Um gestor precisa ser o líder da equipe, aquele que, inegavelmente, conduz todo o time para o sucesso. Para isso, além de saber delegar funções e motivar os colaboradores, ele precisa ser o exemplo.

Essa postura exigida do gestor de restaurante só é possível se ele agir em consonância com a cultura e os valores do negócio. Sim, o ambiente pode ter poucos funcionários, mas deve ter uma cultura estabelecida, a qual é resguardada pela atuação de seus líderes e por uma contratação cuidadosa de novos colaboradores.

Estabeleça boas relações humanas

É importante que o administrador saiba lidar com vários tipos de pessoas de forma harmoniosa, pois ele será a voz do restaurante diante de funcionários, clientes, fornecedores e fiscais dos órgãos regulamentadores.

Desenvolver uma boa relação pessoal e profissional é importante para que o gerente seja capaz de se comunicar adequadamente em nome do empreendimento, pois ele encontrará pessoas dispostas a ouvir e entender o que é necessário.

Busque pelo melhor atendimento

Um bom atendimento passa pela capacidade de estabelecer boas relações com as pessoas, mas isso não quer dizer que tal aptidão seja inata. Assim, o gestor deve procurar oferecer à sua equipe, treinamentos constantes e orientações oportunas, a fim de que ela propicie aos clientes sempre o melhor serviço.

Além do respeito e da cortesia no trato, é necessária uma técnica apurada para que alimentos e bebidas cheguem à mesa saborosos, com rapidez e servidos da forma correta. E, para saber se esse objetivo está sendo alcançado, nada melhor do que receber o feedback dos seus clientes. Por isso, incentive-os a avaliarem a casa.

Promova um ambiente agradável

Outro quesito que pesa na avaliação do profissional de gestão é o ambiente. Além de cuidar da equipe e do serviço prestado, ele precisa assegurar que o local esteja limpo, climatizado, livre de odores e extremamente agradável para seus frequentadores.

É essencial garantir que o mobiliário ofereça conforto aos clientes, que o ar-condicionado esteja funcionando e limpo, que banheiros estejam igualmente limpos e abastecidos e, a iluminação da casa seja suficiente para promover um clima acolhedor, que agrade até o mais exigente dos clientes.

Dê atenção ao controle de estoque

O controle de estoque é uma das atividades de maior valor estratégico na gestão de um restaurante, pois permite ter a exata noção do que o estabelecimento já tem armazenado, evitando gastos desnecessários, os quais podem ser revertidos em investimentos que vão aumentar o capital, por exemplo.

Ademais, um estoque organizado possibilita que o serviço seja mais rápido e previne contra imprevistos, como a falta de insumos.

Desenvolva a capacidade de planejamento

Por fim, vem esta importantíssima habilidade gerencial que é a capacidade de planejamento. Talvez essa seja a maior exigência para um gestor e, ao mesmo tempo, aquela que é mais negligenciada em virtude da rotina operacional.

No entanto, um gestor precisa se dedicar ao planejamento de médio e longo prazo para estabelecer estratégias que proporcionarão resultados e, se assim for desejado, o crescimento do empreendimento.

Agora que você conhece as principais características, já sabe o que precisa desenvolver para se tornar um excelente gestor de restaurante.

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