Os 5 segredos para otimizar a experiência do cliente no restaurante

Nos últimos anos, o Brasil vem ganhando expressão no mundo gastronômico e a cozinha brasileira tem conquistado o seu reconhecimento como verdadeira gastronomia. Ao menos, assim afirmou o crítico Josimar Melo em um recente congresso da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e pensam muitos empresários e clientes, que têm investido no segmento e valorizado cada vez mais esse mercado.

É notório o crescimento do número de restaurantes Brasil afora e, até mesmo, renomados chefs mundiais têm apostado em nosso país, trazendo as suas franquias para cá.

Mas, da mesma forma que esse cenário é positivo para os empresários do setor, traz grandes desafios, afinal, a concorrência aumenta e é preciso investir na experiência do cliente para se destacar.

Isso mesmo! Hoje em dia, não basta ter um espaço agradável, um serviço de qualidade, uma comida saborosa e um preço justo. Para conquistar a clientela, a visita ao seu restaurante tem que se tornar surpreendente e inesquecível. Como fazer isso? As nossas 5 dicas apontam o caminho. Confira:

1. Envolva todos os sentidos

É verdade que o sentido principal a ser aguçado em um restaurante é o paladar e, é claro, a comida que o seu estabelecimento oferece deve atender a sua proposta: que tipo de alimentação pretende oferecer? Qual é o seu carro chefe? A sua especialidade?

Mas depois de ter o seu menu consolidado, você não pode esquecer de satisfazer os outros sentidos do seu cliente, pois não há comida gostosa que salve uma experiência desagradável em um restaurante.

Por isso, garanta que todo o ambiente seja agradável ao olhar, bonito, com uma decoração adequada, limpeza, toalhas e louças de qualidade, cardápio de dar água na boca e pratos de encher os olhos.

Cuide também para que o aroma do ambiente seja delicioso, perfumado pelo aroma de ervas, um pão quentinho ou um molho suculento, dependendo da especialidade da sua casa.

Por fim, adeque a música e a luz ao seu público: se quem frequenta o estabelecimento é a turma do happy hour, aposte em uma luz mais baixa e música pop; se for um ambiente familiar, deixe tudo aconchegante, mas animado; mas se a proposta for jantares românticos, luzes e músicas suaves são a melhor pedida.

2. Promova interações

Seu cliente está atento a tudo em seu restaurante e, acredite, ele está sempre a procura de novas interações e distrações. Especialmente enquanto aguarda a comida.

Para deixá-lo confortável e poupar aborrecimentos com a espera (afinal, as pessoas estão cada vez mais imediatistas), ofereça pequenas atividades, como jogos americanos com brincadeiras ou curiosidades, jogos de tabuleiro, pop cards a caminho dos banheiros, etc.

As ideias são inúmeras e variam de acordo com o perfil de cada cliente. Avalie o que agrada o seu público e faça a experiência.

3. Antecipe os problemas

Equívocos acontecem em qualquer tipo de negócio, mas quando os erros envolvem o atendimento ao cliente, as consequências podem ser mais graves. Especialmente nos dias atuais, quando um cliente insatisfeito se torna um verdadeiro difamador do seu estabelecimento nas redes sociais.

Ao perceber que ocorreu um problema, vá até o cliente imediatamente e demonstre preocupação com o bem-estar dele, buscando a melhor solução para solucionar a questão  e oferecendo ainda mais do que a solução, se for possível.

Por exemplo: se o pedido do cliente chegou errado até ele, providencie o correto imediatamente (ainda que ele diga que não é preciso) e ofereça para deixar o prato errado na mesa, de cortesia, caso os seus acompanhantes queiram saboreá-lo. Ao pedir a conta, envie uma sobremesa ou não cobre por uma bebida.

Seu cliente sairá plenamente satisfeito com o mimo extra e impressionado com a sua preocupação em agradá-lo.

4. Aposte na tecnologia

Hoje em dia, a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas e elas levam os seus smartphones para onde forem, até para as mesas das refeições.

Faça mais um agrado à clientela oferecendo Wi-Fi gratuito dentro do estabelecimento. Para ser simpático, deixe a conexão desbloqueada ou anote a senha em um aviso que já estará em cima da mesa quando o cliente se acomodar.

Outra forma de usar a tecnologia a seu favor e criar mais um ponto de interação é apostar nos QR Codes (um código de barras bidimensional que facilmente é escaneado pela maioria das câmeras dos telefones celulares). Coloque um código em um display na mesa, com uma frase atrativa, e use a criatividade na mensagem que será vista pelo cliente: pode ser uma versão digital do cardápio, uma promoção, fotos dos frequentadores do local, curiosidades, entre outros.

Uma última dica que agradará em cheio os seus consumidores  e ainda transformá-los em agentes de propaganda do seu estabelecimento nas redes sociais  é convidá-los a fazer check-in em troca de algum brinde, como uma sobremesa, bebida ou desconto.

5. Ofereça um atendimento individualizado

As pessoas estão cada vez mais atentas à alimentação e, com isso, muitos restaurantes chegam a perder parte de seus clientes vegetarianos, veganos ou com alguma restrição alimentar, como intolerância ao glúten e à lactose.

Que tal, então, acrescentar em seu cardápio opções deliciosas para esse público? Dessa forma, o seu estabelecimento será sempre uma ótima opção para uma família ou turma de amigos com diferentes hábitos alimentares.

Além disso, treine a sua equipe para que ela esteja atenta na hora em que os clientes estiverem escolhendo os seus pedidos. Ao ouvir, por exemplo, alguém dizer que não come determinado ingrediente, ofereça para retirá-lo ou a troca por outro que deixará o prato igualmente saboroso. E seja solícito, aceitando alterações de ingredientes se o seu cliente pedir.

Parecem atitudes simples, mas não são muitos os estabelecimentos que se preocupam com o experiência do cliente. Certamente porque ainda não perceberam que cativar o consumidor é a melhor forma de fidelizá-lo, trazendo-o de volta em meio a uma concorrência tão grande, além de transformá-lo em um verdadeiro garoto propaganda da sua marca nas redes sociais.

E você, já viveu alguma experiência incrível e surpreendente em um bar ou restaurante? Divida com a gente aqui nos comentários e inspire os nossos leitores empresários do setor.

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