O que devo fazer para aumentar as vendas do restaurante no verão?

Mudanças de estação costumam aquecer o comércio em geral, especialmente as lojas de roupas, que lançam novas coleções de acordo com os novos ares. Assim como esse segmento, os restaurantes também podem ter muito o que aproveitar com essas mudanças. Nesse sentido, com a chegada do verão, que traz consigo deliciosos sabores típicos da época, é possível compor um cenário ideal para aumentar as vendas.

Neste post, reunimos algumas dicas do que pode ser feito para elevar o volume de vendas do seu negócio na estação mais quente do ano. Aproveite a leitura!

Aposte em alimentos mais leves

O clima quente pede alimentos mais leves e de fácil digestão, então, em vez de uma feijoada caprichada, recheie seu cardápio com saladas bem-elaboradas, crepes, grelhados e até sopas frias.

Para um happy hour, apostar em uma tábua de frios ou em torradas acompanhadas de pastas pode ser uma boa opção, mais agradável para o tempo quente. Certamente o cardápio especial vai atrair clientes que buscam boa comida, mas não abrem mão do bem-estar.

Use frutas da estação

O verão é a época em que temos, à nossa disposição, as frutas mais deliciosas. Então, por que não aproveitá-las em sucos e coquetéis saborosos? Bebidas refrescantes podem ser criadas com exclusividade para seu restaurante e isso pode ser um grande diferencial diante da concorrência. Aproveite para harmonizá-las com os pratos da casa e promova, assim, uma experiência completa para seus clientes.

Crie serviços diferenciados

Além de um cardápio especial, serviços diferenciados colocarão seu negócio em destaque neste verão. Como é uma época em que há muita gente de férias, seu restaurante pode, por exemplo, estender o horário de almoço. Em caso de locais de veraneio, uma boa ideia é realizar entregas na praia.

Aproveite o horário de verão

No horário de verão, ao qual a maior parte dos estados brasileiros adere, temos mais tempo com o sol brilhando durante o dia. Utilize essa época para aumentar as vendas ainda mais, iniciando o atendimento noturno mais cedo e servindo um chopp bem gelado ou drinks especiais. Sorvetes e açaí também são ótimas pedidas para um fim de tarde e ainda podem ser consumidos por pessoas de todas as idades.

Planeje bem suas ações

Todas as dicas mencionadas precisam de um bom planejamento para trazerem o máximo de benefícios para seu restaurante. Além de alterar horários de atendimento, no verão, é interessante trabalhar com diferentes produtos, e isso pode demandar um investimento extra. Para minimizar esse gasto, você pode adotar algumas das estratégias listadas a seguir.

Adquirir produtos da época

Além de serem um diferencial para novos pratos e bebidas, em geral, os produtos da estação podem ser comprados por um valor mais competitivo e que pode ser mais facilmente repassado para o preço de cardápio.

Estocar quantidades menores

O calor da estação costuma dificultar a gestão de estoque de restaurantes, pois alimentos estragam com mais facilidade ou acabam demandando cuidados adicionais. Então, o ideal é trabalhar sempre com menores quantidades nos estoques para não haver prejuízos.

Economizar energia

O verão oferece as condições ideais para economizar energia. A luz natural abundante permite que não se utilize iluminação artificial em determinados ambientes e uma boa ventilação torna o lugar agradável sem que haja necessidade de ar-condicionado, por exemplo.

Aproveitar o verão para aumentar as vendas e ainda utilizar o que a estação oferece para reduzir custos são atitudes que vão potencializar ainda mais os lucros do seu restaurante. O melhor é que, nessa época, uma boa campanha pode fazer com que pessoas conheçam seu estabelecimento, aumentando a quantidade de clientes fiéis ao seu negócio.

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