Fique por dentro das principais tendências de Food Service

Ser destaque no segmento de restaurantes não é tarefa fácil. É importante estar de olho na concorrência e nas principais tendências do setor. Por isso, demos um pulinho nos Estados Unidos, em Chicago, para conferir todas as novidades de uma das maiores feiras voltada para o segmento de Food Service: a NRA Show 2018.

Lá produtores, fabricantes e distribuidores de diversos países se reuniram para explorar oportunidades de negócios no maior mercado de Food Service do mundo. Foram 2406 expositores, divididos em 3 grandes pavilhões, com uma visitação diária de aproximadamente 50 mil pessoas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o que aconteceu na feira e quais são as principais tendências em Food Service? Acompanhe o post e boa leitura!

A NRA Show 2018

Além de uma variedade de itens e produtos diretos em alimentos e bebidas, a NRA Show 2018 apresentou espaços para tendências como alimentos orgânicos e funcionais, tecnologia em processos e novidades em embalagem com tecnologias que não agridem o meio-ambiente.

Houve também uma área dedicada às startups e ainda um pavilhão somente para a exibição de inovações tecnológicas. Nesse último, foram expostos robôs e braços mecânicos — que preparam pratos em tempo rápido — um robô-garçom que estava entregando refrescos a quem passava pelo estande.

A feira contou com a presença da ex-secretária de estado norte-americana Condoleezza Rice, que falou sobre os desafios do segmento na economia em crescimento da América do Norte.

Além da apresentação de Rice, o evento ofereceu uma palestra sobre tendências e inovações tecnológicas para o futuro do Food Service — é justamente sobre elas que falaremos a seguir!

As principais tendências de Food Service

Maior adesão aos serviços para mobile

Nos dias de hoje, quem não está conectado o tempo todo com o celular na mão? O consumo de informações e produtos pelo dispositivo aumentou significativamente nos últimos anos. Por isso, o segmento de Food Service aproveita essa disponibilidade de acesso à tecnologia para criar aplicativos e serviços que facilitam tarefas como o pre-ordering ou o order ahead.

Disponibilidade de menus previamente

Ninguém quer perder tempo atualmente, não concorda? Nesse sentido, a ideia é que você já saiba o que vai pedir antes mesmo de chegar no restaurante por meio de menus disponibilizados previamente em um canal digital.

Essa é também uma estratégia que ajuda a atrair mais público. Empresas como a Starbucks já usam o Instagram para a publicação de fotos dos seus lançamentos — e não é qualquer foto, são peças muito bem produzidas que dão a sensação de querer “comer com os olhos”.

Outra vantagem de conhecer o menu previamente é agilizar o atendimento de pessoas que vão pedir delivery ou que buscam a comida no restaurante para comer em casa, o famoso take-out.

Customização em nichos de atendimento

O mercado de nichos cresce cada vez mais. São consumidores veganos, com intolerância a glúten ou lactose e que requerem cuidados e produtos específicos. Aqui, uma saída é conectar produtores locais com seus clientes mudando a forma de distribuição desses itens.

É o que a Pod Foods está fazendo online. Eles criaram um site de compras por meio de um catálogo especializado nesses nichos. A pessoa entra, faz seu pedido e recebe tudo em casa.

Uso cada vez maior de redes sociais para interação com os restaurantes

É impossível negar o poder das redes sociais, afinal, além de serem poderosas ferramentas de negócios, são também plataformas onde as pessoas normalmente estão para dar aquela pausa da rotina diária.

O segmento de Food Service entendeu isso e, atualmente, uma das suas principais tendências é melhorar a interação dos clientes com os restaurantes por meio dessas plataformas. Cada vez mais, os estabelecimentos compram através das redes sociais, principalmente o Whatsapp. Assim o relacionamento com fornecedores e seus próprios clientes ficam dentro de uma mesma ferramenta.

Evolução de tecnologias

Nos Estados Unidos, agora é muito comum o sistema pedido em quiosques, quando um cliente pede a comida dentro do estabelecimento sem a interação com funcionários do restaurante.

A aposta é agilizar e melhorar o atendimento, reduzindo filas e melhorando a experiência dos clientes. Os quiosques de pedido ganharam telas touchscreen e integrações com sistemas de pagamento no seu smartphone como Apple Pay ou Google Pay.

Inteligência artificial no Food Service

Para os próximos anos, os avanços esperados são voltados para o aumento do uso de Inteligência Artificial no segmento de Food Service. Um deles é o pedido via voz, que será recebido e entendido por assistentes virtuais desenvolvidos com AI.

Um exemplo de empresa que investe em startups para o segmento e usa a tecnologia na sua própria rede de restaurantes é a Cali Group. Eles estão testando em sua lanchonete na Califórnia um quiosque no qual os clientes não só fazem seu pedido, mas podem ver seu histórico de compras e pagar com reconhecimento facial.

No mesmo restaurante, a cozinha ganhou um novo membro. Foi colocado um robô com um braço mecânico para cozinhar os hambúrgueres. A novidade não para por aí: o uso da Inteligência Artificial também auxilia na previsão da demanda e volume de saída de produtos, assim, é possível organizar melhor a força de trabalho e fazer os preparativos necessários.

Além de previsões para o consumo no restaurante, a AI pode ajudar quanto ao aumento da demanda de take-outs, que vem crescendo consideravelmente, e a fazer entregas com sistemas autônomos de delivery.

Rede interativas locais e Gaming

A Cali Group, também investiu em uma novo nicho para atrair cliente o Gaming. Criou uma plataforma de social games em restaurantes que gera jogos e competições e entre clientes daquela loja ou até mesmo audiências que estejam em um show ou evento.

Agora que você já conheceu as principais tendências do Food Service, deve saber também que, apesar de todo o avanço tecnológico, algumas coisas não podem ser deixadas de lado — como ter fornecedores de confiança. Isso é essencial para que você possa manter a qualidade que seus clientes estão acostumados e conquistar cada vez mais público.

Se está na dúvida de como conseguir o melhor fornecedor para o seu negócio, entre em contato conosco. Temos um portal especializado em encontrar o parceiro certo para o seu restaurante!

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