Conheça a importância do Branding para Food Service

Branding significa gestão da marca. E isso não é só a criação de um logo, mas também realizar ações com o objetivo de tornar a marca, como um todo, mais reconhecida. Então, se o seu negócio é restaurante, o Branding para Food Service é importante para que ele se destaque dos demais. 

Como o segmento da alimentação já é muito concorrido — além das grandes cadeias de restaurantes, existe a competição de pequenos estabelecimentos e até de lojas de lanches —, ter uma estratégia que destaque seu negócio e torne sua marca reconhecida pode ser importante para a sustentabilidade dele.  

Pensando nisso, selecionamos, neste post, algumas dicas e soluções de Branding para Food Service. Aproveite a leitura!

Comece pelo conceito

Para começar a empreender, é necessário elaborar um plano de negócio, mas você tem que definir outras coisas que vão além disso para ganhar visibilidade e se destacar da concorrência. 

Assim, procure pensar no conceito do seu empreendimento. Algumas questões podem ajudar:

  • Sua marca tem um propósito claro?

  • O que você quer oferecer para a sociedade?

  • Por que está trabalhando com isso?

  • Qual é o seu diferencial?

As respostas a esses questionamentos vão dar a exata dimensão do conceito da sua marca e, assim, você pode seguir na sua estratégia de Branding para Food Service.

Defina seu público-alvo e crie personas

O escopo do seu negócio passa pela definição de um público-alvo. Mas como esse é um universo muito amplo, uma boa estratégia é a de criar uma buyer persona, com necessidades e problemas que serão solucionados pelo seu negócio.

Quando entrar no restaurante tente usar o ponto de vista da persona que foi feita. Será que eu gostaria da comida, bebida, ambientação. Isso vai ajudar não só a trazer novos clientes como fidelizar os antigos

Também é superimportante criar a brand persona do seu negócio, ela vai definir o que a sua marca vai comunicar e de que forma isso vai ocorrer. Essa persona é importante porque vai dar o tom de todos os próximos passos do seu branding, ela vai trabalhar para que seu restaurante seja capaz de fidelizar clientes a partir da identificação deles com seu negócio.

Treine seus funcionários

E, por falar em fidelização dos clientes, uma das formas mais eficazes de conseguir isso é com um atendimento de qualidade, que você vai conseguir por meio do treinamento da equipe.

Ninguém gosta de ser maltratado em um restaurante, então, com a ajuda de seus funcionários, defina um roteiro de atendimento, que reflita a sua brand persona, e coloque-o em prática. 

Com certeza, seus clientes vão notar a diferença. Aproveite, então, para obter o feedback deles visando a uma melhoria contínua do seu serviço. 

Atraia pelo olhar

Aquela expressão que diz que “comemos com os olhos” não existe à toa. Podemos usar alguns estímulos visuais que são voltados para comida, como as cores amarela e vermelha. Já o verde remete a uma comida mais saudável. Por isso vemos que algumas marcas misturam as três cores para atrair seu público. 

É importante lembrar que não é só o seu logo em uma placa que chama a atenção: toda a sua comunicação visual tem que ser atraente. Por isso, invista no design de embalagens e folders, em vídeos de apresentação, entre outros, para atrair mais clientes.

Participe de um portal de compras

Toda loja tem uma vitrine, e um portal de compras pode ser a sua. Essa é uma forma bem fácil de seu restaurante ser encontrado e tornar-se mais conhecido.

Por meio do portal, você pode fazer mais negócios, de forma segura e prática, com um investimento que pode ser bastante acessível para seu restaurante, com um retorno bem satisfatório.

Agora que você já sabe a importância do Branding para Food Service, pode começar a aplicar esses conceitos no seu restaurante. Mas, antes disso, deixe sua opinião ou mesmo dúvida aqui nos comentários!

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