Confira 5 dicas para manter seu restaurante em segurança

Quando se ouve falar em segurança de restaurantes, existem diferentes aspectos a serem considerados. Entre eles, a segurança física dos empregados, segurança patrimonial, dos bens e da propriedade. E podemos, ainda, passar pela segurança dos alimentos.

Como esse segmento lida com materiais perecíveis, qualquer descuido com prazos de validade e armazenamento inadequado pode levar a uma intoxicação alimentar. Portanto, todo cuidado é pouco. E, para melhorar as condições de segurança do seu estabelecimento, basta essas 5 dicas.  

1. Fique de olho na legislação

Existem normas e padrões já estabelecidos pela Vigilância Sanitária para garantir a segurança alimentar. Segui-las é se preocupar com o bem-estar dos clientes e estar de acordo com a legislação.

As regras podem parecer exageradas às vezes, mas cada uma tem uma razão de ser. Elas foram feitas com base em estudos científicos que determinam a qualidade dos alimentos e sua integridade.

2. Preocupe-se com a limpeza

Essa parece óbvia, mas conforme a cozinha abre e os pratos começam a sair, fica mais difícil manter a limpeza nos momentos de maior movimento. Por isso, estabeleça rotinas para que a limpeza seja realizada.

O ideal é higienizar equipamentos todo dia após o fechamento ou antes de abrir. Além disso, o salão também requer cuidados. Olhe cantos e frestas que podem ser um esconderijo para a sujeira.

3. Analise a qualidade dos alimentos

Se o seu negócio é comida, a qualidade dos alimentos tem grande chances de ser um dos fatores de sucesso. Um dos segredos é ter bons fornecedores: contrate aqueles que se preocupam com seus produtos assim como você.

O armazenamento e refrigeração também são pontos importantes. Saiba quais são as condições ideais para cada alimento e siga à risca. Você até pode reaproveitar alimentos de um dia para o outro se for permitido, mas não fique tentando guardar o que não pode ser reutilizado.

4. Treine os funcionários

Com funcionários bem treinados, você ganha confiança e agilidade em situações de emergência. Em um restaurante existem vários riscos como explosões ou vazamentos de gás. Seus funcionários têm que saber lidar com esses cenários e, ainda, orientar os clientes.

Eles também devem ser os primeiros a ter cuidado com a higiene pessoal. Estimule que eles tenham hábitos saudáveis lavando sempre as mãos e mantendo os ambientes limpos.

5. Contrate sistemas de segurança

A segurança patrimonial também não pode ser deixada de lado. Afinal, é de um investimento que estamos falando. Dessa forma, vale a pena colocar um sistema de segurança com câmeras monitorando não só áreas externas, como também as internas.

Infelizmente em alguns restaurantes os roubos de materiais são realizados pelos próprios funcionários. Há casos de furto de mercadorias, dinheiro e até equipamentos. Sistemas de monitoramento não só intimidam essa prática como pode ajudar a achar os culpados.

Como você pôde ver, a segurança de restaurante não é assunto simples, mas é tão importante quanto o atendimento. Com essas dicas, seu restaurante melhora sua reputação e conquista ainda mais clientes.

E se você tem outras experiências que gostaria de compartilhar com a gente sobre segurança, é só deixar seu comentário logo abaixo deste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This