Como treinar equipe para melhorar o atendimento do bar? Saiba aqui!

O seu bar ou restaurante pode ter um cardápio exclusivo e delicioso, um ambiente extremamente agradável e preços justíssimos. Mas se não dedicar um tempo para treinar equipe, nada disso será suficiente para encantar e fidelizar o seu cliente.

Isso porque, em tempos de concorrência acirrada e fregueses cada vez mais exigentes, a forma como é realizado o atendimento nas mesas (ou no balcão) faz toda a diferença na experiência do consumidor e no conceito que ele vai criar do seu estabelecimento.

Se ele for prontamente atendido por uma equipe simpática e tiver os seus desejos realizados, ponto para você! 

Quer saber, então, como manter o padrão da sua equipe nas alturas, assim como a pontuação do seu atendimento? É só continuar com a gente!

Valorize o relacionamento com o cliente

Em todo bar, há aqueles clientes mais sisudos e introspectivos, assim como alguns parecem fazer questão de construir uma amizade com a equipe de garçons, não é mesmo?

Pois, independentemente do perfil das pessoas que chegam a seu estabelecimento, todas devem ser recebidas por um sorriso no rosto e, em especial, por um atendente disposto a superar suas expectativas. É fundamental, então, padronizar e abordagem e a postura durante o atendimento.

Isso inclui respeitar a opinião do cliente e buscar atendê-lo da melhor maneira (seja incluindo ou retirando algum ingrediente de um prato ou mudando a música ou o canal da TV, se for possível, por exemplo).

E, caso tais desejos não possam ser atendidos, a honestidade é sempre a melhor opção. Afinal, hoje em dia, as relações cliente-estabelecimento estão mais próximas e lineares, e a sinceridade é um fator primordial para que elas tenham vida longa.

Não esqueça que o seu cliente tem razão (e um celular na mão)

Atualmente, é preciso agradar o seu freguês por dois motivos: para que ele realmente goste do seu serviço e volte sempre e não destrua a sua imagem nas redes sociais.

Isso mesmo! Muitos clientes podem sair do seu bar extremamente insatisfeitos, sem fazer uma única reclamação, mas criticar todo o seu atendimento assim que pegar o celular. 

Por isso, treine os seus colaboradores que têm um contato direto com os fregueses para que estejam sempre atentos aos detalhes e às reações do cliente, buscando resolver qualquer problema o mais rápido possível. Ao menor sinal de descontentamento, instrua a sua equipe a intervir com gentileza e simpatia.

Essas iniciativas devem fazer parte da rotina do seu time e serem aplicadas constantemente em todas as áreas do estabelecimento: atendimento, limpeza, pagamento, etc.

Mantenha a equipe motivada e segura

Em tempos de incerteza econômica, as pessoas vão trabalhar sem saber o que esperar em seus empregos. Com isso, a desmotivação pode tomar conta da sua equipe. Além desse sentimento fazer mal para o seu negócio como um todo, ele aparece claramente na sua equipe de atendimento, que pode começar a agir de forma mecanizada ou, ainda pior, tratar mal os clientes.

Para evitar que isso aconteça, mantenha os seus colaboradores motivados, dando premiações sempre que possível (ainda que seja uma folga no dia do aniversário, por exemplo), sendo claro sobre a situação financeira do negócio (para evitar burburinhos) e dando feedbacks positivos aos atendentes que se destacam.

É claro que existem várias outras dicas para treinar equipe que devem ser aplicadas em um negócio de sucesso, mas, neste texto, abordamos estratégias que se encaixam melhor na realidade atual, de acordo com o perfil dos novos consumidores e de negócios.

Para saber mais sobre esse tema e oferecer o melhor atendimento ao seu cliente, confira nosso artigo com 5 práticas valiosas!

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