Como ter sucesso em um evento no restaurante?

Um bom administrador não só faz com que seu negócio caminhe sem grandes problemas como também está sempre em busca de maneiras para aumentar sua lucratividade. E, para isso, a solução é simples: diminuição de custos ou aumento da receita.

Quando falamos de restaurante, além da redução dos custos fixos, é possível aumentar os ganhos com a realização de eventos. O sucesso nessa empreitada pode, inclusive, trazer novos clientes, conquistados pelo serviço de qualidade e pela comida saborosa.

Portanto, se você vê potencial para que seu estabelecimento receba casamentos, festas corporativas, lançamentos de livro, bar mitzvás etc., continue a leitura para aprender a fazer um evento no restaurante e conquistar a todos com seu serviço!

Planeje-se

Da mesma forma que você precisa se planejar para administrar seu restaurante, é fundamental que você se organize antes mesmo de começar a oferecer o serviço de eventos. Será preciso avaliar quais são as potencialidades e também os pontos fracos do seu negócio para, assim, lidar com eles da melhor forma possível.

Espaço e estrutura

Avalie seu espaço e verifique quantas pessoas ele comporta. Lembre-se de que o tipo de evento vai influenciar no comportamento das pessoas e, portanto, na quantidade de mesas e cadeiras disponíveis.

Um casamento diurno com almoço, por exemplo, necessita de mesas para todos os convidados. Mas, se pensarmos em um lançamento de livro, você não precisará dispor de tantas cadeiras — fazendo com que haja espaço para mais pessoas.

Veja outros pontos a que você precisa estar atento:

  • quantas mesas e cadeiras podem ser colocadas sem atrapalhar a circulação no ambiente?
  • é possível realocar a estrutura utilizada no dia a dia para melhorar o espaço?
  • existem ambientes diferentes que podem ser fechados para reduzir o espaço, no caso de eventos menores, e vice-versa?
  • há locais para montar estruturas como palcos, púlpitos etc.?

Administre as reservas com atenção

Se você já trabalha com reservas de mesa, possivelmente vai tirar isso de letra, mas, mesmo assim, é importante destacarmos esse ponto. Uma boa administração das reservas de datas para eventos é imprescindível para o sucesso.

É importante ter uma pessoa responsável por essa tarefa, garantindo que não haverão, por exemplo, dois eventos marcados para o mesmo dia e horário. Além disso, esteja atento a situações em que há mais de uma reserva no dia, mesmo que em diferentes horários. Para que isso seja possível, você precisa estar seguro de que consegue fazer a limpeza e reorganização do espaço para o cliente seguinte, sem atrasos.

Ofereça um serviço de buffet personalizado

Cliente satisfeito é aquele que vê suas necessidades atendidas com um serviço de qualidade. Portanto, você deve estar preparado para oferecer, entre outras personalizações, um buffet adequado ao tipo de evento.

Monte opções de cardápios diferentes, que possam atender a diferentes estilos de celebração, como:

  • brunch ou café da manhã;
  • almoço;
  • jantar;
  • coquetel com finger food.

Mas lembre-se: independentemente do tipo de cardápio, ele deve seguir o estilo de comida do seu restaurante. Dessa maneira, você garante a qualidade dos pratos a serem servidos, pois estão dentro da sua expertise.

Não se esqueça do entretenimento para o evento no restaurante

Esse aspecto se relaciona diretamente com o que falamos anteriormente sobre a estrutura do espaço. Você não pode se esquecer de reservar um espaço para o entretenimento.

As dimensões dessa área vão variar de acordo com o tipo de acontecimento. Você pode precisar reservar alguns locais para:

  • pista de dança;
  • apresentação de música ao vivo;
  • cerimônia de casamento.

Para não errar, converse com os anfitriões a respeito.

Invista em divulgação

Propaganda é a alma do negócio. Se você não investir em divulgação, ninguém saberá que seu restaurante faz eventos.

Aproveite as redes sociais para dar visibilidade a esse serviço, postando, inclusive, fotos e relatos sobre os que já foram realizados por você. Isso, sem dúvidas, vai atrair a atenção do público.

Como você pode perceber, não é uma tarefa tão difícil fazer um evento no restaurante. Com um pouco de organização, essa empreitada será, sem dúvidas, um sucesso!

Gostou dessas dicas? Quer aprender cada vez mais sobre como administrar seu restaurante? Então siga nossas redes sociais para receber nossas notificações. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This