Como montar um cardápio inesquecível em seu restaurante?

Saber como montar um cardápio é uma arte. Muito mais que receitas incríveis e a escolha dos ingredientes certos, existe um planejamento por trás disso tudo que é fundamental e envolve uma série de aspectos.

Para tornar incrível a experiência do cliente que vai até seu restaurante, criamos este artigo. Nele, citamos algumas dicas de como montar um menu marcado pela originalidade. Continue a leitura e saiba mais!

Ofereça pratos que condizem com a proposta do restaurante

O primeiro passo para tornar um cardápio inesquecível é adotar um posicionamento sobre o tipo de cozinha que predominará no local. Por exemplo, a sua base será a gastronomia mediterrânea? Então, aposte nos frutos do mar e outros pratos que fazem parte dessa culinária.

Se for escolher a culinária brasileira, você terá que optar por uma região. Ao fazer isso, fica mais fácil agradar os clientes e também de se destacar na especialidade escolhida, pois, assim, poderá montar o cardápio de acordo com o público que atenderá.

Invista na diversificação

Por mais que seu restaurante se especialize em uma cozinha específica, é preciso oferecer opções para os clientes. Isso significa ter variações de alguns pratos para veganos, intolerantes à lactose e glúten free, entre outros.

Lembre-se de deixar, no cardápio, uma seção especial para eles. Isso mostra sua preocupação em atender esses grupos. Por sua vez, eles se sentirão mais propensos a frequentar seu restaurante.

Baseie-se na realidade do local

A composição do menu deve ultrapassar aspectos de estética, diferenciação e diversificação. É fundamental que você tenha em mente que os valores devem estar alinhados com a realidade do local e, claro, têm de dar lucro.

A maioria dos restaurantes que fecham não faz a precificação ou contabilização exata da rentabilidade dos pratos vendidos, o que prejudica a sustentabilidade do negócio como um todo. Por isso, antes de colocar os preços, faça um cálculo de ingredientes, mão de obra e inclua, também, uma soma sobre os gastos fixos. Além disso, pesquise os concorrentes e faça um estudo sobre o mercado local, para adequar os valores.

Aposte na inovação e apresentação

Um cardápio inesquecível é aquele que atrai o cliente somente com o olhar. Ele ainda nem experimentou o prato mas, só de olhar as opções, suas expectativas já são altas. Para que isso aconteça, é fundamental apostar em um design diferenciado.

Mas não é só isso! Erros de ortografia não devem acontecer de jeito nenhum. Por isso, antes da finalização, faça uma revisão minuciosa de todos os itens. Se for colocar fotografias, insira aquelas que têm maior qualidade.

O tipo de letra também deve ser pensado estrategicamente, assim como a ordem de disposição dos pratos e dos preços. Se for possível, invista em cardápios eletrônicos que, além de mostrar inovação, são mais fáceis de alterar.

Esteja presente na web

Também é muito importante estar presente na web e, se possível, em aplicativos. Disponha o menu nesses meios de comunicação, para que os clientes já saibam o que esperar ao visitarem seu restaurante.

O cardápio é um convite ao consumidor e, por isso, precisa ser bem planejado e estruturado, refletindo a identidade do seu restaurante. Siga nossas dicas para que ele funcione da melhor maneira e tenha o merecido sucesso.

Agora que você já sabe como montar um cardápio, tem alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de compartilhar alguma dica com a gente? Então, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This