Como melhorar meu ponto de venda? Confira 4 dicas

O ponto de venda é o principal responsável pela movimentação do caixa de uma empresa.

E é nele que o cliente tem contato direto com a marca. Isso significa que o poder de decisão é fortemente influenciado pela experiência dentro do estabelecimento comercial.

Portanto, fatores como a qualidade dos serviços oferecidos, identidade visual, limpeza, organização e até mesmo a iluminação podem fazer toda a diferença na frequência que seus clientes visitam seu negócio.

Quer saber como melhorar ponto de venda e atrair ainda mais clientes? Confira as dicas a seguir!

1. Invista na qualidade de seus serviços

O ponto venda é o espaço físico da empresa, o local em que os clientes têm contato direto com os seus serviços ou produtos. Em outras palavras, é o seu estabelecimento comercial.

De fato, é preciso ter uma infraestrutura adequada para receber os fregueses. O local deve ser bem decorado, agradável e atraente. Entretanto, nada disso tem valor se os serviços que você comercializa não têm qualidade.

No caso de um restaurante, o sabor da comida, a aparência, a qualidade dos ingredientes e o atendimento são apenas alguns dos aspectos que podem influenciar no serviço final oferecido ao cliente.

Por isso, escolha bons fornecedores, invista no treinamento dos funcionários e entregue sempre o melhor para o consumidor.

2. Ofereça uma experiência positiva ao cliente

Experiência de compra é um termo importante para o comércio. Se a empresa não sabe como melhorar ponto de venda, é bom começar a rever o planejamento de negócios.

E para proporcionar uma experiência positiva aos clientes, considere se colocar no lugar deles e pergunte-se:

  • “Meus clientes enfrentam muito tempo de espera?”
  • “A qualidade de produtos/serviços que ofereço condiz com o valor que estou cobrando?”
  • “Meus clientes estão sendo bem atendidos?”
  • “O ambiente do meu estabelecimento é agradável?”

Em outras palavras, oferecer uma experiência positiva consiste em ações simples, como uma música agradável ao fundo, temperatura e odores agradáveis no estabelecimento, atendimento ágil e personalizado e produtos e serviços de qualidade.

3. Pense na iluminação

A iluminação interna de seu negócio tem poder para dar ou tirar a “vida” do ambiente. A iluminação pode influenciar até mesmo no resultado das vendas, pois uma área bem iluminada é capaz de transmitir uma impressão de limpeza, organização e transparência.

Ao contrário, um ambiente com baixa luminosidade transmite mensagens negativas aos clientes e diminui a chance de melhorar o ponto de venda.

Considerando que sua empresa seja um restaurante, a iluminação é um fator muito relevante, já que é imprescindível que esse tipo de estabelecimento tenha aspecto de limpeza.

4. Aposte na identidade visual

Como melhorar ponto de venda sem uma identidade visual? Ela é a “cara” da sua empresa, é a marca que ficará na memória do cliente.

A identidade visual não se trata apenas do logotipo do empreendimento, mas também do conjunto de recursos que ela utiliza para se comunicar visualmente com fregueses.

As cores dos uniformes dos funcionários e detalhes da decoração e da fachada, por exemplo, devem seguir um padrão para afirmar sua identidade no mercado.

Entretanto, se você quer saber como melhorar ponto de venda, lembre-se que “menos é mais”, e uma boa identidade visual não é sinônimo de um local cheio de enfeites, cartazes, banners e cores chamativas. Às vezes, apostar no “clean” é a melhor estratégia. Tudo depende do propósito e do público-alvo do seu negócio.

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