Como fazer controle de estoque pequeno? Descubra aqui!

Independentemente do tamanho do empreendimento ou do seu segmento de atuação, o segredo do sucesso é a administração do negócio. Quando os documentos, finanças, procedimentos e estoque estão organizados, isso significa que o responsável pela empresa está com o controle nas mãos.

No caso de um negócio como um restaurante, por exemplo, o controle de estoque influencia diretamente no andamento da empresa, pois é a partir disso é que são definidas as compras para o estabelecimento, a rapidez no processo de trabalho e até mesmo a taxa de desperdício. Afinal, quando não se tem o controle da mercadoria armazenada, os produtos podem vencer, estragar ou se perderem, ocasionando na perda de dinheiro.

Por isso, não permita que isso aconteça em seu estabelecimento, mesmo que o seu espaço destinado para o estoque seja pequeno. Sendo assim, acompanhe as nossas seis dicas de como manter a ordem no local e comece a colocá-las em prática agora mesmo.

1. Invista em prateleiras e móveis planejados

Os espaços pequenos se tornam mais funcionais quando os móveis são adequados para o ambiente, feitos sob medida ou, pelo menos, instalados com um pensamento estratégico.

Antes de fazer os móveis, estude o seu espaço, verifique exatamente a quantidade e os tipos de produtos que serão necessários estocar no local e fique atento a outros pontos indispensáveis para otimizar os seus processos no dia a dia, como:

  • fluxo de pessoas no local;
  • itens mais utilizados sempre à mão;
  • higiene do ambiente;
  • iluminação adequada e boa circulação de ar, para conservar melhor os alimentos.

2. Crie uma ordem para encontrar os produtos com facilidade

Assim que as suas prateleiras e/ou móveis planejados forem instalados, crie uma ordem lógica, que possa ser entendida e seguida por todos que frequentam o estoque, de forma em que os produtos sejam facilmente encontrados.

Afinal, a rotina de um restaurante pode ficar bastante corrida em determinadas horas do dia e é preciso ter os alimentos e os instrumentos sempre à mão. Essa atitude poupa tempo dos colaboradores e, acredite, até discussões. Em seus anos de trabalho, você certamente já deve ter presenciado algum desentendimento porque algo “sumiu” da cozinha!

3. Defina uma quantidade mínima e máxima de cada item

Uma boa estratégia para manter os itens do seu estoque com a organização almejada é definir e respeitar, uma quantidade limitada de cada um deles, tanto para mais quanto para menos. Esse plano de ação demandará observação e um controle minucioso do responsável pelo estoque, mas funciona!

Suponhamos que, ao analisar o espaço do seu estoque, você percebeu que cabem até dez caixas de óleo. No entanto, já sabe que o seu limite mínimo para trabalhar antes que um novo lote chegue é de três caixas — ou seja, seu limite mínimo é 3 e o máximo é 10.

Dessa forma, para facilitar, coloque placas ou adesivos indicando esses números e designe uma pessoa — pode ser você mesmo — para conferir esses indicativos diariamente ou em outro intervalo de tempo adequado ao seu estabelecimento.

4. Aposte na reposição contínua

Quem não tem muito espaço não pode se dar ao luxo de comprar muitas coisas, e isso vale para diversos pontos de nossas vidas.

Em um restaurante, por exemplo, um estoque pequeno que poderia ser um problema, pode acabar se tornando uma grande vantagem. Isso porque ele o obriga a ter ingredientes sempre frescos para preparar os seus pratos, que podem se adequar às estações do ano.

Você não precisa estocar legumes e verduras — como fazem muitos estabelecimentos, que congelam e acabam prejudicando o sabor e os nutrientes dos alimentos. Prefira organizar a sua agenda ou destinar um funcionário para fazer as compras desses produtos todos os dias antes do seu estabelecimento abrir.

O mesmo vale para pães, leites, queijos e vários outros alimentos perecíveis. Lembre-se apenas de se assegurar da disponibilidade desses itens diariamente com os seus fornecedores.

5. Compre online

Outra boa opção para fazer as suas compras de maneira contínua é por meio da internet. Existem fornecedores que possibilitam acordos, por exemplo, uma entrega diária de determinados produtos, pagando por mês ou outro período combinado entre as partes.

Uma das grandes vantagens dessa parceria é que você não precisa ficar constantemente se preocupando com as compras, não corre o risco de esquecer nenhum produto e não precisa tirar um funcionário de seu posto de trabalho para executar essa função.

O seu trabalho como gestor já possui bastante obrigações, e contar com serviços de compra online é a garantia de um grande problema a menos para se preocupar.

6. Delimite o acesso de pessoas ao local

Infelizmente não é possível confiar em todas as pessoas que circulam pelo seu restaurante. Afinal, um estabelecimento tem 15% de seus custos relacionados a roubo o desperdício. Isso mesmo! Há funcionários que, por diversos motivos, acabam roubando itens do estoque ou consumindo ali mesmo, escondidos. 

Já o desperdício acontece, muitas vezes, pela falta de zelo do colaborador, que não está tão preocupado com a economia dos produtos quanto o dono do negócio, ou até por falta de informação — as vezes, a sua equipe não sabe como reaproveitar alguns alimentos ou partes importantes que acabam indo para o lixo, como cascas de frutas e talos de vegetais.

Que tal ensiná-los, apresentando dicas que você encontra facilmente na internet, por exemplo? Ou implemente novas receitas em seu menu — certamente o meio ambiente agradecerá.

A partir dessas seis dicas de organização do seu espaço, é possível fazer o seu controle de estoque funcionar com perfeição e harmonia, ainda que o espaço destinado seja pequeno.

Ao observar o uso dos itens, otimizar as suas compras, organizar os processos e instruir o seu pessoal, você verá que é possível melhorar o ritmo de trabalho, as relações entre as pessoas e, claro, garantir menos desperdício e mais lucro para a sua empresa.

E para continuar facilitando os procedimentos do seu restaurante além do controle de estoque, confira outros de nossos artigos, nos seguindo no Facebook, no Instagram e no YouTube. Estamos sempre compartilhando conteúdos interessantes para empresários e gestores do ramo.

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