Como comprar insumos para o setor alimentício de forma prática?

O preparo de pratos que atraiam os clientes é apenas uma das tarefas de uma empresa do setor alimentício. Na verdade, algumas fases que antecedem essa ação também são igualmente importantes e até decisivas quando se pensa na otimização dos custos e na oferta da melhor qualidade dos produtos. Uma delas é entender como comprar insumos de maneira prática.

É empresário e precisa otimizar as compras nesse sentido? O artigo de hoje foi feito para você. Nele, mostraremos algumas dicas do que deve ser feito para garantir mais acertos no processo! Confira! 

Como comprar insumos para o seu restaurante com sucesso

Compre os produtos nos lugares certos

Uma empresa do ramo alimentício precisa de insumos de diferentes categorias, como bebidas, hortifrúti, carnes, grãos, enlatados, entre outros. Por isso, a primeira dica é optar por adquirir esses produtos em locais especializados neles e não apenas de um único revendedor.

O fato é que fazer isso o ajudará a economizar bastante nas compras, além disso, você pode ter a chance de escolher entre um número maior de fornecedores. Consequentemente, isso contribuirá para um sortimento maior de produtos.

Gerencie uma lista de insumos

Outro detalhe que pode contribuir bastante para a economia na compra dos insumos alimentícios é manter uma lista atualizada com todos os produtos necessários para o seu negócio, seja ele uma padaria, restaurante, bar, hotel ou outro.

Esse checklist deve ser realizado preferencialmente por meio de uma planilha online. Diariamente, deve ser verificada a quantidade de insumos gastos e o que será preciso comprar. Manter esse documento facilitará todo o trabalho e ainda evitará desperdício, além de fazer com que você controle as suas saídas mensais de forma mais simples.

Tenha uma pessoa responsável por esse trabalho

Uma pessoa que faça o controle de todo esse trabalho é fundamental. Pode ser você ou um funcionário de sua confiança. O objetivo é evitar avarias, gastos desnecessários e uma análise sobre a sazonalidade do que deve ser adquirido. Aliás, sobre esse último tópico, vale a pena sempre avaliar o cardápio para garantir o melhor custo-benefício para a empresa e para os clientes.

Além disso, essa pessoa será a responsável por garantir as boas práticas higiênico-sanitárias e realizar controles operacionais essenciais, certificando-se de que os produtos adquiridos são de qualidade e têm procedência confiável.

Lembre-se de que conhecer a origem dos alimentos, dando preferência àqueles frescos e orgânicos são práticas sustentáveis, que inclusive podem ser utilizadas como instrumento de posicionamento da marca diante dos clientes. No mais, ter fornecedores confiáveis é fundamental, logo, fazer pesquisas nesse sentido deve estar na lista de tarefas dessa pessoa.

Considere realizar as compras ou mesmo pesquisar pelos produtos online

Não tem tanto tempo para realizar compras em cada estabelecimento específico? Uma boa maneira de sanar a necessidade por insumos de qualidade é buscar alterativas online.

Atualmente, vários produtores têm se conectado a plataformas online para oferecer aos seus clientes produtos de qualidade pela web. Além da praticidade de poder escolher de maneira mais ágil, você estará em contato com diversos fornecedores e receberá as compras em seu estabelecimento.

Como você pôde ver ao longo do artigo, é fundamental ter bastante atenção aos insumos alimentícios. Por isso, conhecer a procedência dos fornecedores dará maior tranquilidade a você e também aos seus clientes, que poderão fazer refeições da melhor qualidade.

Agora que você já sabe como comprar insumos alimentícios, entre em contato conosco e conheça o nosso serviço de vendas online de produtos para o seu estabelecimento!

Comments (2)

  1. Sou compradora de um restaurante.

    1. Olá Tercis, por favor, entre em https://www.patiodecompras.com.br/usuario/novo e você pode cadastrar para comprar diretamente da Nestlé pelo Pátio de Compras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This