Como calcular margem de lucro em um restaurante?

Para empreender é preciso ter espírito empreendedor. E, para manter sua empresa funcionando, é necessário muito aprendizado. Às vezes, a ideia é muito boa, mas não é realizável. Em outros casos, falta conhecimento do dono dos princípios básicos do negócio, por exemplo, como calcular margem de lucro.

Se você deseja que a empresa obtenha lucros — e quem não deseja? — começar a pensar nesses cálculos é fundamental. Por isso, vamos ensinar você, de forma rápida, como fazê-los em seu restaurante.

O que é margem de lucro?

Primeiro uma explicação do que é lucro. Esta palavra considerada mágica por pequenos, médios e grandes empresários quer dizer o quanto sobra do dinheiro de um produto ou serviço após a subtração das despesas. Olhando para a empresa como um todo, o lucro bruto pode ser obtido da seguinte forma:

Faturamento (10 mil) – custos de produção (4 mil) = lucro bruto (6 mil).

Já o lucro líquido leva em consideração também outras despesas como as de infraestrutura — como água, gás e luz —, de funcionários, de impostos, entre outros. Com isso em mente, podemos chegar ao resultado com este cálculo:

Faturamento (10 mil) – custos (4 mil) – despesas (2 mil) = lucro líquido (4 mil).

A margem de lucro também segue a mesma lógica, sendo bruta ou líquida. No entanto, a conta é um pouco diferente da anterior:

Margem de lucro bruta = lucro bruto (6 mil) / receita (10 mil) = 0,6 x 100 = 60%.

E quando quiser calcular a margem de lucro líquida, é só trocar o lucro bruto pelo líquido na equação.

Por que é importante calcular a margem de lucro?

Saber sua margem de lucro é avaliar se a sua empresa está saudável financeiramente. Engana-se quem diz que o número mais importante é o faturamento. A margem pode te mostrar o quanto você poderá reinvestir no seu restaurante para ampliá-lo ou oferecer mais produtos.

Se o dono do restaurante também souber quanto é sua margem líquida, ele vai se sentir mais seguro em uma negociação nova de serviços, como um evento importante que possa ser feito no local.

Como aumentar o seu lucro?

Agora que você já está por dentro dos conceitos de lucro e margem de lucro, vamos falar sobre como melhorar o seu lucro. Você é dono de restaurante, então compra tanto de fornecedores pequenos quanto grandes. E se você fizesse uma tomada de preços entre novos fornecedores? Pode achar algo que lhe agrade sem perder a qualidade do que é servido.

Procure, ainda, fornecedores que ofereçam algum tipo de vantagem como frete grátis, aparelhos para o restaurante e que não cobre uma taxa de comissão alta.

Uma outra forma é implementar algumas plataformas tecnológicas no seu negócio. Uma boa solução para gestão de estoque e fluxo de caixa podem evitar “fugas” ou desperdício. Existem soluções como essas que podem ser usadas tanto em computadores, quanto em smartphones ou tablets, se você precisa de mobilidade.

Outro ponto que pode ajudar a rotatividade das mesas é um sistema integrado entre garçons e cozinha. Com ele, os pedidos saem bem mais rápido e o faturamento certamente será maior.

Agora que você sabe como calcular margem de lucro no seu restaurante, é só arregaçar as mangas e começar a fazer as contas.

Então, se você fez algo no seu restaurante que ajudou a aumentar o lucro ou ficou com dúvida sobre alguma informação, comente aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This