Como atrair clientes para o seu restaurante em 5 passos simples

Comer fora de casa é uma atividade cada vez mais comum na rotina dos brasileiros, principalmente em grandes capitais. Devido a essa grande demanda de clientes, existe uma grande oferta de restaurantes com diversas especialidades e preços. Mas como se diferenciar da concorrência? Como atrair clientes?

Oferecer uma experiência única de consumo pessoal, além do preço e qualidade, é uma forma eficiente de atrair novos consumidores, aumentar os lucros e crescer em tempos de crise econômica.

Sabendo da importância de medidas para atrair clientes para o seu restaurante, elaboramos um artigo com cinco dicas simples. Leia e entenda melhor!

1. Elabore um cardápio atraente

Elaborar um cardápio de qualidade e atrativo é um desafio pois deve equilibrar aspectos financeiros e gastronômicos às expectativas dos clientes. O primeiro passo é definir o que se deseja servir, depois buscar alternativas de acordo com a produção de insumos em cada época do ano, e por fim, comparar preços e qualidade a fim de encontrar um fornecedor que alinhe economia, confiabilidade e qualidade.

A parte física não pode ser esquecida e deve-se investir em um cardápio físico ou interativo online com layout atrativo em fontes de tamanhos de fácil leitura, com descrição dos pratos, bebidas e acréscimos, indicação de valores e quantidades além de ilustrações e cores que despertem a memória visual do cliente.

2. Invista no local

Para atrair cliente, seu restaurante deve se preocupar com a estrutura. Local adequado, ventilado, com decoração atrativa e coerente com a sua proposta em local de fácil acesso atingem os sentidos do cliente e geram uma memória sensorial que ligará seus serviços às sensações que foram despertadas no consumidor, isso, o fará retornar.

Além disso, oferecer facilidades que deixem o cliente confortável como estacionamento, wi-fi, música de qualidade, agregam valor a sua marca e levam o cliente a permanecer mais tempo no local. Quanto mais tempo no seu estabelecimento, maior a possibilidade de conhecer e consumir mais produtos e serviços.

3. Atendimento personalizado

Para oferecer um atendimento personalizado, é necessário que seus colaboradores sejam treinados para apresentar seus produtos, mas, principalmente, para ouvir com atenção o cliente tendo. Assim, capacidade de oferecer o produto mais adequado à necessidade dele, mesmo que o próprio cliente não tenha claro qual a sua necessidade.

O colaborador deve demonstrar empatia, conhecer os valores do negócio e o cliente, também, ser atento aos problemas que podem surgir e preparado para oferecer soluções rápidas, criativas e satisfatórias. Esse atendimento com qualificação técnica, direcionado ao público alvo do estabelecimento, com soluções pessoais para cada cliente garantirá que seu serviço seja único em cada atendimento.

4. Programa de fidelização

Como fidelizar esse cliente que tem várias possibilidades? Que pode gostar da qualidade da sua comida mas que vai se deparar com outro restaurante de qualidade na esquina? Além de qualidade, para fidelizar o cliente, é necessário gerar identificação pessoal com a marca. Para isso, o seu atendimento precisa despertar emoções, sensação de pertencimento, de que o produto oferecido foi pensado para a necessidade daquele cliente.

Ao atingir esse vínculo pessoal com o consumidor, sua empresa terá um cliente fiel que está disposto a pagar o preço justo para desfrutar das sensações que você oferece. Maneiras práticas de manter esse elo é o cadastro do cliente, o envio online de promoções e novidades no cardápio, o envio de mensagens em datas comemorativas como aniversários, além de ofertas e desconto.

5. Ofereça promoções criativas

Um restaurante de sucesso precisa despertar no cliente a vontade de conhecer seus produtos e o mantê-lo motivado a retornar. E, promoções criativas facilitam esse relacionamento como oferecer brindes ou descontos em dias especiais como dia dos namorados, também, incrementar promoções em dias de menor fluxo, descontos para pratos novos, ou com produtos em excesso no seu estoque.

 As promoções devem ter um objetivo bem definido. Assim, o administrador deve elaborar uma oferta dentro das possibilidades da empresa com estratégias para atingir seu consumidor final. E, um meio eficiente de divulgação são as redes sociais que devem sempre estar atualizadas para atrair clientes.

E aí, leitor? Gostou das dicas de como atrair clientes para seu restaurante? Se quiser saber mais e se manter atualizado nos acompanhe no Facebook, Instagram e Youtube.

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