Aprenda com os erros de chefs famosos que já faliram

Comandar um restaurante é uma grande responsabilidade, pois é um tipo de estabelecimento composto por vários processos complexos, como comprar produtos frescos todos os dias e administrar funcionários em suas diferentes funções. Não é à toa que alguns chefs famosos, apesar de serem renomados no mercado, já erraram ou até mesmo faliram.

Mesmo tendo experiência, ninguém está livre de cometer erros que podem custar caro, mas o mais importante é saber se levantar após a queda e dar um novo rumo para a carreira. Quer saber o que você deve evitar ao administrar um restaurante? Confira a seguir o que pode aprender com os erros cometidos por chefs prestigiados.

Felipe Bronze começou sem ter experiência

Ter um diploma em Culinária não significa que você está pronto para abrir seu próprio restaurante. Esse foi o caso do chef brasileiro Felipe Bronze, que hoje é dono do célebre Oro, no Rio de Janeiro.

Ainda jovem, Felipe se formou no CIA (Culinary Institute of America), em Nova York. Quando retornou ao Brasil, a primeira coisa que fez foi abrir seu próprio restaurante, por achar que já tinha conhecimentos suficientes para comandar uma cozinha. No entanto, esse foi seu primeiro erro profissional, uma vez que o estabelecimento logo fechou, devido à falta de experiência do chef.

Portanto, antes de se afobar e querer ser dono do seu próprio empreendimento, analise se você já tem condições de liderar uma cozinha. É importante estar seguro da responsabilidade que terá de assumir e do peso que terá nas suas costas. Geralmente, os chefs famosos trabalharam para outras pessoas entre dois e cinco anos até estarem seguros para abrir o próprio negócio.

Paola Carosella escolheu os sócios errados

Embora não tenha falido de fato, Paola Carosella esteve muito perto da falência. E tudo isso porque escolheu os sócios errados. Junto com sete chefs, ela decidiu abrir o Arturito. Com tanta gente no comando do estabelecimento, não demorou muito para que as divergências começassem a aparecer. A chef explica que as ideias dos seus sócios eram muito diferentes, o que atrapalhava diretamente no funcionamento do restaurante.

Determinada a comandar o negócio sozinha, Paola foi até o banco, pediu um empréstimo de R$ 2 milhões e comprou a parte dos seus sócios. Porém, esse não foi o fim dos seus problemas. Ela teve que trabalhar duro para conseguir saldar a dívida, tendo que se apegar somente à sua capacidade de cozinhar. Com muito trabalho, pagou o débito e fez do Arturito um grande sucesso na cidade de São Paulo.

Se optar por ter um restaurante com a ajuda de sócios, é imprescindível verificar se vocês estão alinhados profissionalmente, se têm os mesmos objetivos e seguirão dessa forma com o passar do tempo. Parceiros com ideias diferentes podem deixar o empreendimento sem rumo e à beira do fracasso.

Entre os chefs famosos, Jacquin montou uma estrutura que não podia pagar

Conhecido como um dos chefs do programa de culinária MasterChef, Erick Jacquin foi dono do restaurante francês La Brasserie, instalado em um bairro nobre de São Paulo. Com pratos sofisticados e um atendimento de alta qualidade, o serviço se tornou muito caro para o bolso dos clientes e do próprio dono.

Antes de chegar ao ponto de receber reclamações dos clientes ou perder a qualidade, o chef preferiu fechar as portas. Segundo ele, a decisão veio quando percebeu que não havia público suficiente para consumir o serviço e, consequentemente, o empreendimento não se pagava. Atualmente, o francês é dono do Le Bife, um restaurante moderno e mais modesto.

Portanto, ao montar um negócio é importante que você certifique-se de que ele cabe dentro do seu orçamento e está direcionado para um público que poderá pagar pelo seu trabalho. É preferível comandar uma estrutura menor a ter que fechar um restaurante renomado por falta de clientela.

Observando os erros dos chefs famosos, você evita cometer as mesmas falhas e pode se inspirar na forma como se reergueram para fazer do seu estabelecimento um sucesso.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo exclusivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This