Escolhendo bons fornecedores

Se você deseja atuar bem em qualquer segmento de negócio, não basta organização e produtividade. É importante que você tenha respaldo para lidar com fatores externos, tornando o processo de escolher bons fornecedores extremamente estratégico para o seu sucesso.

Sem eles, sua empresa pode parar. E, apesar de parecer um pouco drástico demais, não passa da mais pura verdade. Fornecedores ruins impactam diretamente no seu fluxo de produção e, principalmente, nas suas entregas.

Imagine o caos que seria o seu restaurante, perto do horário de abertura e sem parte dos ingredientes que são utilizados nos pratos principais?

Por outro lado, quando você tem bons fornecedores ao seu lado, a troca é produtiva e gera resultados positivos para os dois lados.

Você precisa pensar nos seus fornecedores como verdadeiros parceiros, influenciadores do sucesso do seu negócio — por isso, tome cuidado durante o processo de escolha de cada um deles.

Se você não sabe por onde começar, preparamos 5 dicas que vão te ajudar a escolher bons fornecedores daqui para frente.

1. Verifique a reputação dos fornecedores

É fundamental que você procure uma maneira de atestar a qualidade dos serviços e dos produtos que está comprando.

Para isso, peça o portfólio da empresa ou então o contato de alguns dos seus clientes com quem já tenha estabelecido algum tipo de relação comercial de fornecimento. Com isso em mãos, faça um trabalho de investigação. Entenda os motivos da escolha e procure saber pontos positivos e negativos do contato entre eles.

A ideia é que você saiba exatamente o serviço que terá a sua disposição quando contratar seu fornecedor, evitando problemas para a sua produção e entregas.

2. Busque uma plataforma online

Uma plataforma online pode ser uma excelente solução para os seus problemas. Nela você pode encontrar tudo que precisa de uma maneira prática e rápida.

Imagine uma cartela de fornecedores a sua disposição a poucos cliques? Hoje isso já é possível. Além de extremamente prático, é uma maneira de garantir a segurança no seu fornecimento, já que uma plataforma não estabeleceria a promoção de servidores que deixem seus clientes na mão.

3. Vá a eventos do setor

Nada melhor do que marcar presença em eventos do setor alimentício para conhecer e ampliar a sua rede de fornecedores. Lá você pode, além disso, conversar com outras pessoas que utilizam desses serviços e verificar pessoalmente a reputação de cada um dos prestadores lá presentes, garantindo que você não entrará em nenhuma furada.

4. Conheça a cadeia de entregas

Além de tudo que já citamos, é muito importante que seu fornecedor tenha conhecimento da cadeia de entregas e de como ela impacta diretamente nos resultados do negócio. A palavra de ordem aqui é comprometimento.

Um artifício que você pode usar nesse momento é conhecer o tempo de estrada do fornecedor. Isso não necessariamente é um indicador de qualidade, mas uma empresa que está estabelecida no mercado há um certo tempo tem mais chances de prestar bons serviços.

5. Entenda canais de venda e prazos

Agilidade e flexibilidade são essenciais para qualquer fornecedor. Entenda os pontos de contato que você terá com ele, como poderá fazer suas compras e o quão fácil isso se encaixa dentro dos seus processos. Estude também o impacto dos prazos de entrega que ele tem na sua cadeia de produção.

Conhecer e se adaptar a realidade do cliente é, sem dúvida alguma, uma qualidade e tanto para um bom fornecedor.

Agora que você já sabe como escolher bons fornecedores para o seu negócio, coloque as dicas em prática e aumente cada vez mais a produtividade do seu empreendimento.

Se você gostou dessas dicas, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro sempre que postarmos novos conteúdos por aqui! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This