4 dicas para contratar garçons e montar uma equipe de sucesso

Contratar bons garçons para seu restaurante é, certamente, crucial para o sucesso do empreendimento. Responsável direto pelo atendimento ao cliente, esse profissional colabora ainda para uma dinâmica adequada do funcionamento da casa.

Se há um funcionário pouco eficiente trabalhando no salão, é provável que o atendimento de todos os outros garçons fique comprometido. Então é fundamental escolher, com muito cuidado, as pessoas que representarão seu restaurante diante dos clientes.

Para ajudar nessa importante tarefa, preparamos este post com 4 dicas para acertar na contratação de garçons e compor uma equipe de sucesso. Não deixe de ler!

1. Considere o perfil do seu negócio

Antes mesmo de começar a procurar os profissionais que atuarão no seu restaurante, você precisa analisar, de forma bastante objetiva, o perfil do seu negócio.

Qual é a atmosfera do lugar? É um bistrô mais intimista ou um pub descolado? Embora algumas características e habilidades devam ser comuns a todos os garçons, é importante que eles tenham um perfil adequado à casa. Essa análise é essencial para o sucesso do processo seletivo.

2. Seja criterioso na seleção

Sabendo a imagem que você pretende imprimir com seu restaurante, fica fácil delimitar o perfil daqueles que serão a cara do seu estabelecimento para os clientes: os garçons.

Procure indicações de profissionais ou anuncie a vaga em alguns dos muitos canais existentes para isso. Ao receber os currículos, tome um tempo para analisá-los com muito cuidado. Selecionados os candidatos, vem a parte fundamental de um processo seletivo dessa natureza: a entrevista.

Uma entrevista bem-feita permite que o gestor perceba traços da personalidade do candidato que podem ser essenciais, ou prejudiciais, no exercício de sua função quando ele for contratado. Dessa forma, preste atenção aos mínimos detalhes: linguagem corporal que demonstre segurança, boa comunicação e perfil proativo são apenas algumas das características a serem buscadas nesse momento.

4. Invista em treinamento

Você sabe que seu restaurante é único e que você contratou os melhores profissionais possíveis para trabalhar nele. Contudo, a equipe precisa estar integralizada, atualizada e preparada para atuar no seu empreendimento. Quem fará essa preparação é você, ou alguém que será contratado para dar um treinamento adequado para a sua equipe de garçons.

Toda a experiência que eles trazem e as características pessoais devem ser direcionadas para o sucesso no atendimento aos seus clientes. Além de questões práticas, como a forma correta de servir os pratos ou abrir uma garrafa de vinho, é preciso trabalhar a parte comportamental.

Toda a desenvoltura e a cortesia que esse profissional demonstrará no atendimento impacta diretamente na sua marca. Não perca a chance de surpreender positivamente o seu público!

4. Avalie o desempenho

Quem é treinado deve ser avaliado, pois, dessa forma, você percebe a eficácia do treinamento e o que precisa ser melhorado. Assim, além de acompanhar o dia a dia do trabalho dos garçons no salão e a interação deles com os outros setores do restaurante e, claro, com os clientes, procure saber, nas redes sociais, por exemplo, o que é dito sobre seu restaurante.

Esse tipo de avaliação — a que você faz e a que os colegas e o público fazem — permite que se trabalhe pensando em melhoria contínua dos processos. Então não tenha medo do feedback dos seus clientes e estimule os funcionários a fazerem sempre uma avaliação objetiva e honesta, pois a ideia é melhorar a equipe como um todo.

Esperamos que, com essas dicas, você consiga contratar bons garçons, que tenham tudo a ver com seu restaurante e que formem, com os demais colegas, um time de sucesso. Para ter mais informações sobre contratações e outros assuntos pertinentes ao seu negócio, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube e no Instagram.

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