4 dicas para administrar um restaurante com eficiência

Empreender é uma oportunidade que muitas pessoas aproveitam para iniciar um negócio e gerenciá-lo da forma como julgam melhor. Mas cada área tem suas peculiaridades no que diz respeito à gestão. Dessa forma, para administrar um restaurante com sucesso é necessário o domínio de certas habilidades e recursos específicos.

Neste post você vai conferir 4 dicas de como administrar um restaurante com eficiência. Não deixe de ler!

1. Faça pesquisas de mercado

Esse é o começo de tudo. Além de ter uma visão geral que mostre a realidade de um restaurante — desde a cozinha, passando pela gestão de compras até o atendimento ao cliente —, é preciso fazer um estudo de mercado que dê conta do que acontece fora do seu estabelecimento para analisar e planejar as atividades do seu negócio.

Assim, uma análise da concorrência é interessante, pois mostra a aceitação de produtos similares ao seu no mercado. Nesse caso, é possível, por exemplo, estabelecer que em determinado bairro há muitos restaurantes parecidos com o negócio que pretende abrir.

Em vez de bater de frente com estabelecimentos que já contam com um tempo de mercado, tendo que reduzir sua margem de lucro para ser competitivo, que tal sair em busca de outras vizinhanças com um público-alvo igual?

2. Cuide diariamente da gestão financeira

O controle diário do fluxo de caixa é apenas um dos pilares de uma gestão financeira eficaz. Por isso, nem pense em negligenciar essa parte do negócio, pois análises financeiras bem-feitas podem ajudar, inclusive, a aumentar a rentabilidade do seu restaurante.

Essa é uma atividade que pode ser trabalhosa para os leigos no assunto, mas que pode ser facilitada com o uso de softwares de gestão de restaurantes.

3. Conheça a legislação do setor

De nada adiantará manter um bom plano de negócios e um controle financeiro bem-feito se houver algum ponto em desacordo com a legislação vigente para o setor alimentício. Basta um problema legal para que o seu negócio fique em risco.

Por isso, procure sempre estar por dentro da legislação tributária e trabalhista, além das normas regulamentadoras da vigilância sanitária e também de segurança do trabalho. Em caso de fiscalização, procure estar com tudo em dia.

4. Garanta a qualidade do atendimento

Administrar um restaurante com eficiência passa também por oferecer uma boa experiência ao cliente. Além dos pratos deliciosos feitos com insumos de procedência garantida, é preciso, ainda, proporcionar um ambiente aconchegante, com cadeiras confortáveis, boa climatização e um atendimento de qualidade.

Para isso, não há mistério: o jeito é treinar periodicamente sua equipe de garçons, que lidará diretamente com o público. Isso é importante para que eles se tornem profissionais cada vez melhores no trato com os clientes. Além do treinamento, avalie constantemente a qualidade do serviço prestado, encorajando os consumidores a darem um feedback ao final do atendimento.

As dicas deste artigo já são capazes de nortear a melhor forma de administrar um restaurante. Elas foram úteis para você? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mantenha seus amigos informados sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastre-se em nossa Newsletter:

Share This